CARNAVAL-blog

Carnaval, Tecnologia e Educação: Conexão Entre Pessoas, Arte e Aprendizagem

1+

O que pode resultar da ligação entre Carnaval, Tecnologia e Educação? A princípio, você pode não fazer as conexões necessárias para responder a essa pergunta, mas estes três tópicos podem ter tudo a ver quando pensamos que o principal elo entre eles são as PESSOAS.

Neste ano, a escola de samba paulistana Rosas de Ouro irá apresentar na avenida o enredo “Tempos Modernos”. Ele trará a reflexão sobre a Revolução 4.0 e como a expansão das novas tecnologias poderá afetar as pessoas, deixando-as ainda mais conectadas neste contexto de transformação digital. Para que este projeto acontecesse, diversas empresas, parceiros, universidades e, claro, a própria equipe da escola se uniram para construir este espetáculo com o objetivo de ser o primeiro passo para democratizar esse tema tão necessário e atual, que é a indústria 4.0.

Interatividade e uso de big data serão os pontos-chave durante o desfile, como: utilização de aplicativo por parte do público presente no sambódromo do Anhembi; realidade aumentada nas alegorias e fantasias; e controles diversos por meio de dashboards, como de batimentos cardíacos dos principais componentes e dos passos dos componentes ao longo da avenida para avaliação de harmonia e evolução das alas, por exemplo.

Até o mascote do enredo, o robô ROXP4 (que significa Rosas de Ouro Experience 4.0), foi pensado para contar toda a história e está presente no aplicativo criado especialmente para o acompanhamento do desfile da Rosas de Ouro! Tudo estará conectado, e as informações serão facilmente disponibilizadas no app. Nada que atrapalhe o show da escola, afinal o objetivo é que a tecnologia não sobreponha a arte!  ❤

O que isso tem a ver com aprendizagem?

Mas você ainda deve estar se perguntando por que estamos trazendo isso aqui, certo? Em um projeto grande desses, é necessário que muita gente, de diferentes áreas, senioridades e skills diferentes estejam envolvidas e comprometidas com o sucesso da entrega final. Tópicos como liderança, colaboração, trabalho em equipe, criatividade, integração, confiança, coragem, aprendizado contínuo, gestão de projetos e, principalmente, comunicação são essenciais quando se lida com equipes multidisciplinares. Tudo envolve PESSOAS, e pessoas precisam ser desenvolvidas.

É aí que entra a importância da Educação e Aprendizagem em todo o processo de mudança de mindsettransformação digital. Foi preciso um trabalho bem grande de comunicação para que todos comprassem a ideia do enredo e estivessem abertos para este tema tão diferente de muitos outros que são apresentados no Carnaval. Para que a tecnologia seja inclusiva, as pessoas precisam estar preparadas para recebê-la, e isso envolve treinamento e desenvolvimento.

Para que a compreensão do enredo e o show na avenida sejam garantidos, o storytelling e os formatos de entrega diferentes foram fundamentais ao longo da construção do projeto. Com uma direção de criação e equipe consistente e assertiva – que desenhou toda a história do tema, transformando-o em uma comunicação acessível e simples –, componentes e comunidade compraram a ideia e apresentarão um belo espetáculo para fechar os desfiles do grupo especial de São Paulo no sábado de Carnaval.

Os conceitos de aprendizagem, desta forma, estão envolvidos em todos os processos que envolvam PESSOAS. Assim como a Rosas de Ouro, que também precisou aprender o enredo para compartilhar essa história para o público do sambódromo e para mais de 200 países (via transmissão ao vivo pela televisão) neste Carnaval, a Afferolab também tem o propósito claro de aprender sempre e compartilhar todos os dias. Mais do que isso, a missão maior da empresa é de transformar a vida das pessoas por meio da aprendizagem. Por isso, é importante e imprescindível buscar sempre a inovação constante na forma de desenvolver as pessoas. Isso é o que nos move!

Por Leonardo Alves dos Santos

1+

CURTIU ? 

1+
COMPARTILHE:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES -