Entendendo a liderança- o que realmente importa

Entendendo a liderança: o que realmente importa

3+

Que tipo de comportamento de liderança as empresas devem incentivar? O comportamento depende do contexto ou existe um padrão que garante o sucesso dos líderes?  

Uma pesquisa realizada pela consultoria Mckinsey com líderes de 81 organizações em diferentes países, avaliou a frequência com que certos tipos de comportamento de liderança eram aplicados dentro de suas organizações.

O resultado apontou que líderes de organizações de alta performance costumam apresentar quatro comportamentos em comum, que podem ser um bom indicativo de qual caminho seguir na hora de investir nos futuros líderes:

1) Resolver problemas de forma eficaz: o processo que antedece a tomada de decisão é o principal responsável pela resolução de problemas. Receber, assimilar e analisar informações correta e rapidamente é atributo essencial para resolver questões e tomar decisões importantes assim como as corriqueiras.

2) Possuir uma forte orientação para resultados: além de desenvolver e comunicar uma visão e objetivos, liderar é usá-los para obter resultados. Líderes que orientam suas ações para resultados tendem a enfatizar a eficiência, a produtividade e priorizar atividades que agreguem valor.

3) Buscar diferentes perspectivas: compreender as mudanças no ambiente, incentivar funcionários a contribuir com ideias que melhoram seu desempenho, saber dosar a as questões que são relevantes e merecem atenção, são características dos líderes que conseguem basear suas decisões em análises sólidas, evitando assim muitos erros e insatisfações dos membros da equipe.

4) Dar suporte: os líderes que compreendem como os outros se sentem e dão suporte quando necessário, conseguem construir relações de confiança autênticas e inspirar colegas a superar desafios. Eles intervêm no trabalho da equipe quando necessário, buscando aumentar a eficácia, amenizar possíveis conflitos e evitar que desavenças internas atrapalhem o rendimento do time

3+

CURTIU ? 

3+
COMPARTILHE:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

- ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES -